terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

ʕ•ᴥ•ʔ Banjo Kazooie e Banjo Tooie: a alegria da minha infância e dos dias de hoje ʕ•ᴥ•ʔ

(∩^o^)⊃━☆゜.* Oi gente~

 O assunto de hoje é sobre um jogo que marcou minha infância e que até hoje eu adoro demais jogar... Banjo-Kazooie! (ノ・o・)ノ
Nesse post eu irei falar sobre o jogo a partir do MEU ponto de vista, então se você não concordar com os dizeres, lembre-se que é minha opinião sobre o jogo ^=^ se quiser falar a sua, pode comentar logo ali em baixo. E se quiser seguir o blog para futuras publicações é só seguir ali do lado (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧.
(abaixo do meu perfil).


 Jogo desenvolvido pela Rare e lançado para Nintendo 64 em 1998, Banjo-Kazooie é um jogo do gênero plataforma que me conquistou lá por meados de 2005 (ou antes desse ano, não me recordo bem pois eu era muito criança e só tenho lembranças do jogo em si) e que até hoje é um dos meus jogos favoritos do gênero. Logo em seguida Banjo-Tooie , lançado em 2000 para Nintendo 64, que é a continuação dessa incrível aventura, me conquistou nos anos seguintes.

 Você deve estar se perguntando: " Mas você ainda tem o console? Como você joga? ".
Eu gostaria de dizer que ainda tenho o console (que, pra ser sincera, é um dos consoles mais bonitos que eu já vi) mas infelizmente... não, não tenho mais ele, meu console bateu as botas quando minha irmã ligou ele no 220V em vez da tomada do 100V (ಥ﹏ಥ).

 Hoje em dia da para adquirir o jogo no xbox 360 e xbox One. É através dessa plataforma que eu ainda jogo os dois jogos dessa franquia, Banjo-Kazooie e Banjo Tooie. Não irei comentar sobre Banjo-Kazooie: Nuts and Bolts porque eu não aceito essa desgraça publicada pela Microsoft (ಥ﹏ಥ) poxa estragaram o game *na minha opinião*.


O jogo:



 Banjo-Kazooie tem como objetivo salvar a irmã mais nova do Banjo, a Tooty, que foi capturada pela bruxa Gruntilda que tem inveja da beleza da pequena ursa. Então Banjo e sua galinha Kazooie (que vive dentro da mochila do urso) embarcam na aventura de salvar Tooty. O jogo é composto por 12 fases sendo a última um quiz sobre o jogo inteiro + boss battle (batalha do chefão). É de extrema importância você prestar atenção em todos os personagens, sons e dicas que  lhe dão pois isso será importante na fase final do jogo.   E acredite: você pode se frustar muito se não souber certas coisas... experiência própria ಥ_ಥ.
 Cada fase do jogo é equilibrada em questão de dificuldade, os itens passam a ser espalhados em lugares muito específicos e meio chatinhos de alcançar.

 Como cursei 1 ano de Jogos Digitais na faculdade (Ou design de jogos, para aqueles que não entenderam), eu passei a perceber mais detalhes sobre jogos, não só esse mas outros também, vi que é necessário ter muita paciência para jogar e seguir cada hint (dicas) que o jogo dá ao longo da jornada. A questão da hit box é meio bugada, as vezes você entra com a cabeça em paredes, coisa do dia a dia rsrs, mas é só dar uma chance pro jogo que você verá que ele é legal mesmo com os defeitos de hit box e algumas movimentações.



 Banjo-Tooie é a continuação da história, novamente com 12 fases bem complexas e com novos personagens (não darei spoilers, vai jogar u-u). Novamente Banjo e Kazooie entram em uma aventura para derrotar os inimigos que destruíram tudo em sua pequena vila, e dessa vez o jogo traz a disponibilidade de você jogar (em certas partes do jogo) com outro personagem, o Mumbo Jumbo (que aparece em Banjo-Kazooie) e também tem a disponibilidade de Banjo e Kazooie serem controlados separadamente, porém terão que aprender durante o jogo novas habilidades para ataque e etc.
 O que chamou minha atenção em Banjo-Tooie é que você não consegue completar uma única fase sem a ajuda das outras. Como assim?. Bom, cada fase tem um elemento diferente (por exemplo, sapatos saltitantes) que você irá aprender apenas 2 fases a frente da que você está, então você terá que se acostumar com o fato de ir e vir para as mesmas frases sempre. Parece cansativo mas isso foi um grande diferencial entre o primeiro jogo e o segundo. O que o torna um pouco mais complicado.


A experiência:

 Eu jogava muito o Banjo-Kazooie quando criança e achava super difícil e decidi que era melhor assistir meu pai jogando pois ele sabia fazer as coisas com mais facilidade que eu ヾ(≧∇≦)ゞ (eu tinha uns 6/7 anos, galera)
 Eu achava super difícil cada fase e seus objetivos, aquilo era impossível pra mim na época.
 Mas com o passar do tempo eu voltei a jogar lá por 2012 e parei depois de um tempo porque eu não entendia muitas partes (ok ai eu ja tinha 13 anos, podem me julgar).
 Voltei a jogar, dessa vez pra valer, em dezembro de 2017 e pela primeira vez eu terminei o jogo. Cada vez que eu jogo, a sensação de nostalgia é grandiosa demais! Me traz sentimentos de alegria e me faz lembrar de como eu gostava desse jogo. O segundo jogo não é diferente nesse quesito!
 Atualmente eu ainda estou jogando Banjo-Tooie e está sendo meio complicado 
(・∩・) pois esse quesito de aprender coisas em fases especificas é bem trabalhoso e por isso não terminei ainda, inclusive tem muitas fases incompletas T-T eu estou na 9 (nona) fase do jogo, porém vejo que tem muito pela frente ainda :p


Curiosidades:

 No final de Banjo-Tooie, um dos personagens menciona sobre "Banjo-Threeie" que seria a sequência e isso fez com que muitos fãs do jogo esperassem ansiosos pelo terceiro jogo da série Banjo-Kazooie... Contudo isso mudou quando a Rare foi comprada pela Microsoft e a sequência foi produzida exclusivamente pro xbox 360 chamado "Banjo-Kazooie: Nuts and Bolts" e isso foi um adeus para "Banjo Threeie", uma possível continuação (que provavelmente teria sido incrível), e olá para uma nova "sequência" que muitos, principalmente fãs, não aprovaram.

•́ε•̀٥      •́ε•̀٥      •́ε•̀٥       •́ε•̀٥       •́ε•̀٥      •́ε•̀٥      •́ε•̀٥       •́ε•̀٥      •́ε•̀٥      •́ε•̀٥      •́ε•̀٥       •́ε•̀٥     •́ε•̀٥      •́ε•̀٥      •́ε•

RECOMENDO PARA TODOS ESSES DOIS JOGOS! A história é maravilhosa e engraçada em vários momentos, você se apega a personagens desconhecidos a cada fase que você passa. A música de cada local ficará em sua cabeça e as vozes dos personagens também!
E com certeza você amará os Jinjos como eu amo desde pequena!

Já jogou esses jogos? Se sim comenta ai sua experiência ou opinião sobre.


                                                    •́ε•̀٥      •́ε•̀٥      •́ε•̀٥       •́ε•̀٥




                                                                                                                                                                  Coxinha ᵔᴥᵔ


6 comentários:

  1. Muito interessante. Eu nunca joguei nada de Banjo Kazooie, mas sou grande fã do trabalho da Rareware, então eu te entendo na frustração do desaparecimento da Rare pra MICRO$OFT.

    uma análise bem interessante e bem heartfelt, devo dizer. Fica bem evidente o carinho que você tem pelo jogo e ele parece bem legal de se experimentar.

    Quem sabe um dia não o baixo e jogo eu mesmo? :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Microsoft pisou no meu coraçãozin, não ta perdoada ainda kcnaslknclskan. Esse jogo é incrivel, se tu pega o "jeito" dele, você termina em 2 dias, se jogar pelo menos 3h por dia(ou mais) eu gosto mt do jeito q a história é contada e o jeito que o diálogo foi feito (✪‿✪)ノ

      Excluir
  2. Entendo seu amor e sua dor pelo jogo e pela Microsoft. Não pude joga na infância, mas quando tive meu Xbox 360 joguei a versão ARCADE de Banjo Kazooie, eu me diverti muito jogando ele e aproveitei ensinei meu sobrinho a jogar com esse jogo, pois tem visual e jogabilidade mais simpáticos para novos jogadores, principalmente crianças.
    Adorei sua análise Xinha. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, pode ser mt "quadradão" só que continua num aspecto tao fofo é único do jogo. Esse jogo é literalmente pra todas as idades e te ensina inglês facilmente :3 Obg Nyloooo ✩°。⋆⸜(ू。•ω•。)

      Excluir